Queda de cabelos, Alopecia padrão Androgenética e COVID-19

Atualmente, em meio a pandemia em que enfrentamos, pudemos perceber um grande aumento de casos referente a queda de cabelo de quem contraiu Covid-19. Portanto, devido a inúmeras solicitações, questionamentos, dificuldades, elaboramos um texto para esclarecer algumas dúvidas.  

Todas as viroses podem ocasionar queda de cabelos como AIDS, Zica, Chikungunya, Dengue e COVID-19. Mas o que chama atenção no COVID-19 é a quantidade de fios que pode variar em média de 300 a 400 fios diários podendo chegar até 2000 (o normal para mulheres é de até 30 fios/dia e para os homens até 20 fios/dia).
 
De cada quatro pessoas infectadas pelo vírus, uma aparece com queda de cabelos. Normalmente as mulheres são 10 vezes mais acometidas do que os homens. Em regra a queda de cabelos surge de algumas semanas até seis meses pós infecção pelo vírus COVID-19 e o que se observou foi que quanto maior a infecção, maior a queda

Estudos científicos foram realizados mas não temos até o momento nenhuma conclusão, supõe-se que após infecção generalizada pelo vírus COVID-19 que se da também no couro cabeludo e haja uma diminuição da imunidade levando a um quadro dermatológico chamado EFLÚVIO TELÓGENO.

O que é Eflúvio Telógeno?

É uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo.

Sabe-se que o folículo piloso possui três fases:
1 – Fase Anágena: É a fase de crescimento que dura de dois a oitos anos.

2 – Fase Catágena: Que é a fase de degradação do folículo que dura de duas a quatro semanas.

3 – Fase Telógena: É a fase de repouso, quando então emerge um fio novo que expulsa este fio que está de repouso.

O que acontece desta virose após o processo inflamatório é o encurtamento das duas primeiras fases passando rapidamente para a fase Telógena que é a fase de queda.

Se não tratado adequadamente e precocemente pode evoluir para Alopecia padrão Androgenetico grave e por vezes definitivo.

Portanto, diante dessa situação que temos que fazer?

  • Procurar um Tricologista imediatamente que saiba que conheça e tem experiência de tratar queda de cabelos pós covid19.
  • Contar o número de fios que caem diariamente se estiver acima de 100 fios e indicativo de um estágio que pode se tornar grave.
  • Levar todos os exames feitos recentemente inclusive o de COVID-19.
  • Informar o seu médico as Comorbidades e doenças pré existentes.

Trata-se de uma doença temporal quanto antes tratar melhores são os resultados e menos riscos você irá acontecer.

Agende agora mesmo sua consulta para tratamento de queda de cabelo pós covid-19.

×